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Seu Condomínio está economizando?

 

Manter o orçamento do condomínio em ordem não é uma tarefa fácil. Detectar onde o dinheiro está sendo gasto de maneira errada, menos ainda. Para acabar com o desperdício de dinheiro e manter o caixa sempre em ordem, vale a pena prestar atenção em alguns fatores que sempre comprometem o lado financeiro da administração.

 

FOLHA DE PAGAMENTO (50 a 60% do total das despesas)

A folha de pagamento é a maior despesa de um condomínio. Sozinha, ela pode consumir até 60% do orçamento. O grande problema, neste caso, são as horas extras, que normalmente surgem em excesso por causa de uma escala de trabalho dos funcionários mal feita.

 

CONSUMO DE ÁGUA (12 a 20% do total das despesas)

O consumo de água nos condomínios é considerado a segunda maior despesa, chegando a 20% do orçamento. Dois fatores merecem atenção especial em prédios mais antigos: os hidrômetros e a checagem de vazamentos. Já nos condomínios mais novos, o reuso da água da chuva é uma boa solução para economizar.

Água / Hidrômetros individuais

A instalação de hidrômetros individuais é um investimento relativamente caro, mas que tem retorno rápido e logo o resultado já está na conta de água. Há casos de uma economia de até 40%.

Água / Checagem periódica de vazamentos

Em condomínios mais antigos principalmente, é importante que essa seja uma medida de rotina, já que, se a descarga ou caixa acoplada de apenas um apartamento estiver com vazamento, a conta de água aumentará.

Água / Uso consciente

A conscientização dos funcionários e condôminos, e a captação e o reuso da água da chuva para a limpeza das áreas comuns são medidas que também contribuem para a redução dos gastos.

 

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA (5 a 10% do total das despesas)

A conta da energia elétrica de um condomínio depende de algumas escolhas do síndico, como o tipo de lâmpada ideal para cada ambiente e ainda a instalação de minuterias ou sensores de presença. Nesse caso, a conscientização dos moradores e funcionários também é um fator importante.

Energia / Elevadores

Alguns erros corriqueiros geram um gasto desnecessário de energia e manutenção com os elevadores.

Para se ter uma idéia, cerca de 40% da energia gasta pelo elevador deve-se a partida do motor que acontece toda vez que ele é acionado, ou seja, a chamada dupla é uma grande vilã.

A iluminação da cabina também merece atenção. Se acesa 24 horas por dia, é responsável por cerca de 50% da energia consumida, dependendo do uso dos elevadores. Em prédios de baixo uso, é extremamente útil instalar um sistema de sensor de presença.

Em relação à manutenção, o contrato firmado com a empresa deve ser compatível com a realidade do equipamento. Geralmente, equipamentos novos não requerem contratos com reposição de peças inclusa.

 

MATERIAL DE LIMPEZA (5 a 10% do total das despesas)

O principal problema na utilização dos produtos de limpeza está no desperdício e no uso errado de alguns deles. Nesse caso, a ação de economia deve acontecer junto com a conscientização dos funcionários.

 

INADIMPLÊNCIA (6 a 10%)

A inadimplência, se controlada, pode ser facilmente administrada, mas, apontam os especialistas, se ultrapassa uma média de 8% do orçamento, pode começar a ser prejudicial, e levar o condomínio a situações muito complicadas.

-O monitoramento deve ser constante, assim como a conscientização dos moradores;

-As cobranças não devem ser muito tardias. Alguns condomínios esperam muito para acionar o devedor na justiça. O acúmulo das parcelas gera um alto valor e dificulta o pagamento.  O ideal é acionar o condômino no máximo no terceiro mês de inadimplência.